Essa é para aqueles que estão preocupados com o desempenho do seu negócio e não sabem por qual caminho seguir.
Nos momentos de crise é importante refletirmos sobre as ações que estamos fazendo para que os resultados sejam melhores.
Estamos sempre acompanhando o blog CRM ZEN, que constantemente tem dicas bem interessantes.
Nesse artigo Julio Lussari elaborou algumas perguntas para facilitar essa reflexão e te ajudar a reavaliar seu negócio e te auxiliar no reposicionamento da sua empresa:
1. Como você descreveria o seu negócio?
2. Quais são os pontos fortes do seu negócio?
3. Quais são os pontos fracos ou desafios que você possui no momento?
4. Qual é o grande diferencial do seu negócio?
5. Por que os clientes preferem usar o seu produto/serviço ao invés dos produtos/ serviços de seus concorrentes?
6. Quais são as coisas que você mais gosta no seu negócio e como isso reflete na sua empresa?
7. Como você vislumbra/enxerga/planeja, seu negócio ao final de cada semestre deste ano?
8. Quais obstáculos podem estar no teu caminho impedindo de que você alcance essa visão?
9. O que está impedindo a conversão de prospectos em clientes ativos?
10. Quais são as estratégias de marketing que você está usando agora?
11. Quais deveria estar usando, mas ainda não começou? O que o está impedindo?
12. Qual é o produto/serviço mais rentável do seu negócio? Qual o produto/serviço menos rentável de sua empresa?
13. Você possui uma estratégia específica de follow-up com seus prospectos? Quais?
14. Quais são os objetivos de vendas do ano, do mês e da semana?
15. Quais são os objetivos financeiros do ano e do mês?
16. Quais métricas você está usando para acompanhar o progresso do seu negócio e de seus objetivos?
Aproveite essa dica para guiar o reposicionamento do seu negócio caso você não tenha elaborado nenhum planejamento mais detalhado até o presente momento.