O que é um ERP e como usá-lo?

Um dos grandes desafios dos micro empresários é encontrar ferramentas que se adequem ao seu negócio, geralmente as ferramentas disponíveis no mercados são feitas para grandes corporações.
No caso do ERP não é diferente, o próprio nome já assusta, Enterprise Resourse Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais. Mas, apesar disso, na prática ele é nada menos que um sistema que integra as diversas áreas de gestão da sua empresa. Ao invés de ter vários arquivos, planilhas e papéis, para controlar as informações do seu negócio, você centraliza tudo em apenas um lugar.

A principal vantagem do sistema em relação a organização da informação é o fato de você ter todas as informações da sua empresa em um lugar só, clientes, finanças, tarefas, processos, etc.

Um bom sistema é capaz de te mostrar de forma rápida as informações mais importantes que devem ser analisadas diariamente, numero de vendas, produção, faturamento, etc.

Outro detalhe importante é a sincronia de dados, o que te faz economizar muito tempo, o relacionamento entre as informações permite que você tenha todas as informações de um determinado contato no mesmo lugar e sem duplicidades.

Outra vantagem do sistema é que ele pode automatizar determinadas ações rotineiras e também te enviar avisos para não esquecer de determinadas atividades. Por exemplo, quando você inicia um contato com um cliente, você pode estabelecer um script e uma rotina de contato para que você esteja sempre em contato com esse cliente e ele não fique esquecido.

Enfim, existem diversas opções de sistema no mercado, e varias maneiras de administrá-los, agora que você já tem uma noção de como um sistema pode ajudar a sua empresa, você pode procurar e experimentar algumas opções para ver o que se adequa melhor a rotina do seu negócio.