Empreender não é uma tarefa fácil, dentre os inúmeros desafios que assombram os empreendedores um dos mais difíceis é o da comunicação.

Existem diversas estratégias que podem te ajudar, porém o mais importante é entender o que funciona, o que seu publico quer, como ele quer interagir com a sua marca e o que você quer que ele sinta ao fazer isso.

Muitos acham que Marketing só funciona em grandes empresas. O conceito mais fundamental do Marketing, os 4 P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção), serve para qualquer tipo de negócio. Marketing não é só criar um anuncio ou um panfleto bonito e distribuir por ai aleatoriamente. É preciso ter bem claro o que é o seu produto, onde ele está exposto, qual o valor dele e como é feita a comunicação dele.

Para iniciar esse trabalho é preciso então deixar bem estabelecida qual a marca do seu negócio. Você já parou para pensar que a marca do seu negócio é responsável por muitas “primeira impressões”? Cada vez que ela é visualizada, seja em um anúncio, cartão de visita, panfleto, ou qualquer outro tipo de comunicação, ela é responsável por gerar um impacto, que pode ser positivo negativo ou irrelevante. Por isso leve bastante em consideração o processo de criação da marca da sua empresa, não deixe isso nas mãos de um amador.

Essa definição da marca é muito importante, também, para estabelecer os valores da empresa, geralmente no inicio quem está frente a frente com o cliente é o próprio empreendedor, mas com o tempo a tendência é que a empresa cresça e com isso o papel do empreendedor muda, começa a ter menos interação com os consumidores e mais interação com a equipe. Para que a comunicação da empresa seja mantida, toda a equipe tem que estar alinhada com os valores da empresa, pois cada experiência positiva que seu cliente tem pode se tornar uma indicação. E o contrário também valido, cada experiência negativa podem causar prejuízos a marca.

Por isso a comunicação é tão importante, tanto entre a equipe, quanto com os consumidores. Cometer erros básicos e achar que vai passar despercebido é um grande problema. A exposição de pequenos erros, sem solução, dão uma aparência de amadorismo. E mesmo você não sendo uma empresa grande, você pode parecer ser grande, quando entrega ao cliente uma experiência excelente, com uma comunicação e uma imagem agradável.

Por tanto não pense que vender sua marca é simplesmente vender seu produto ou seu serviço. O cliente não quer comprar produtos ou serviços, ele quer comprar benefícios, prazer, solução. É preciso estar atento a experiência que a sua marca proporciona ao cliente. Pense sempre no por que que seu cliente vai usar seu produto ou serviço, que problemas você vai resolver com eles, que experiência vai proporcionar aos seus clientes. Toda a comunicação tem que estar voltada para que o cliente perceba quais vantagens ele vai ter ao utilizar a sua marca.

Por fim é essencial que você consiga mensurar o retorno que as estratégias de comunicação estão gerando. Pois só assim você saberá quais estratégias estão funcionando e se o investimento está valendo a pena. As estratégias digitais, são muito mais fáceis de monitorar, é possível rastrear exatamente cada conversão. Agora como saber se as estratégias offline estão dando retorno? Distribuição de flyer e anúncios impressos, são difíceis de monitorar, o ideal é que eles tenham algum tipo de promoção, desconto ou beneficio, que faça a pessoa entrar em contato para mencioná-los ou apresentá-los pessoalmente.

Lembre-se, Marketing é um investimento que, quando bem feito, se paga sozinho. Se você realiza uma boa campanha e o resultado não vem é preciso avaliar bem onde está o erro. As vezes pode ser a estratégia, a execução, ou até mesmo o próprio produto. Cortar investimento do Marketing é um dos maiores erros que as pequenas empresas cometem, se você não promove a sua marca está deixando de lado uma fonte de receita, pois vai minimizar a visibilidade da sua marca.

Pense Smart

Transforme seu negócio em um SMARTBUSINESS.
Clique no botão abaixo para entrar em contato conosco.

Entrar em Contato

Alguma dúvida? Alguma dúvida?