Qual é o diferencial do seu negócio?

Já pensou nessa pergunta? O que você faz que destaca e diferencia o seu negócio de seus concorrentes?
Muitos vão pensar em qualidade, bom atendimento, ambiente agradável, etc. Mas será que isso não é o mínimo que seus clientes esperam da sua empresa?

Como definir esse diferencial?

Primeiro é preciso entender bem o seu público alvo e seus concorrentes, para saber como eles se comportam. Empresas com diferenciais bem definidos tendem ao sucesso e ficam na memória de seus clientes.

Alguns pontos que podem se destacar como diferenciais:

Facilidade e agilidade: atendimento com presteza e rapidez, fácil acesso as informações necessárias para a tomada de decisão do cliente, prazos cumpridos ou até antecipados. Lembre-se que cada vez mais as pessoas tem dificuldade em administrar o tempo, serviços que ajudem elas a economizar tempo podem fidelizá-las, assim como pagamentos, agendamentos, consultas online.

Experiência: engloba praticamente toda interação com o cliente, ele tem que sentir prazer em interagir com o seu negócio. Geralmente essa experiência é explorada através da ambientação, explorando os sentidos dos clientes. Outra forma de melhorar a experiência dos clientes é criar canais de comunicação mais efetivos, onde ele possa resolver possíveis problemas de forma amigável e sem estresse, pagamentos, agendamentos, consultas online, esse tipo de serviço, bem implementado, além de facilitar trazem uma experiência diferenciada.

Excelência: é a busca por fazer sempre melhor, ter sempre um algo a mais para encantar os clientes. Para isso é importante avaliar sempre os processos e as interações com seus clientes, tendo um canal onde o cliente possa se expressar e avaliar o serviço. É importante também recompensar aqueles que colaboram com essa evolução, pois assim eles também sentiram o reconhecimento.

Estes são alguns pontos que podem ser destacados como diferenciais, porém cada caso deve ser analisado de acordo com seu segmento, público, concorrentes e demais fatores que possam influenciar na relação com o cliente.